“Organização”, “qualidade” e “transparência”. Mais do que um trio de palavras interessante, esses termos representam alguns dos bons valores que a indústria precisa ter, concorda? Para colocá-los em prática, se faz necessária a adoção da rastreabilidade no processo industrial.
Os conceitos e aplicações desse fundamento, no entanto, ainda geram muitas dúvidas. Diversas tecnologias estão sendo pensadas para solucionar essa necessidade. Se você precisa saber mais sobre este assunto, não se preocupe! Nós aqui do blog Solutem estamos prontos para esclarecer quaisquer incertezas.
Se prepare por aí, e vamos nessa!
O que é rastreabilidade?
Se você é um profissional em atividade na indústria, certamente já ouviu falar em rastreabilidade. Ela surgiu a partir das exigências por parte dos consumidores e clientes, que pensam bastante no quesito “qualidade”. Há muitos mais diferenciais buscados: todos queremos saber exatamente o que estamos consumindo e, consequentemente, para onde vai nosso dinheiro.
Linhas acima, você conferiu a importância da informação. Neste contexto, a rastreabilidade é o fator que permite conhecer toda a jornada de uma determinada matéria-prima, partindo de sua origem até o produto final. Ela surgiu pela demanda da indústria por manter um melhor controle de sua cadeia produtiva, assim como estabelecer uma relação de transparência com os consumidores.
A questão do engajamento é um dos pilares da relevância da rastreabilidade nas indústrias. No século XXI, o consumidor assume um perfil cada vez mais exigente e preocupado com questões de sustentabilidade e consciência ambiental. Ninguém quer comprar um produto ou contratar algum serviço que tenha alguma ligação com práticas ecologicamente incorretas ou cultivados de forma irresponsável, por exemplo. Essa rejeição faz com que o fabricante ou o prestador não ganhe um “curtir” nas redes sociais e elimina chances de receber boas avaliações, duas ferramentas importantíssimas para cativar público e gerar possibilidades de novos negócios.
Trazendo a questão para dentro do campo industrial, a rastreabilidade permite que as indústrias conheçam e visualizem seus processos com maior clareza. O entendimento mais nítido sobre o ciclo de produção facilita o encontro dos infames gargalos e demais problemas que comprometem a plenitude da cadeia produtiva.
Os benefícios da rastreabilidade
A palavrinha é bonita, está na moda e você já sabe seu significado 😉Agora então chegou o momento de conhecer quais são os benefícios da rastreabilidade na indústria. Além de se fazer cumprir o direito que o consumidor tem de saber a origem do que consome, a rastreabilidade também proporciona uma série de vantagens onde é aplicada, conforme você confere a seguir.
Redução de custos
Quando se tem o entendimento sobre o funcionamento da cadeia produtiva, é possível verificar os pontos onde acontecem gastos desnecessários ou excessivos. Com essa preciosa informação em mãos, entram em cena os planejamentos e ações para reduzir custos e economizar verbas.
Previne reclamações recorrentes
Sabe quando alguém compra um produto ruim e faz uma série de reclamações, sobretudo, na internet? Sim, eu sei, isso é bem ruim para a imagem do fabricante. Os defeitos apresentados em um produto podem ser reflexos da má qualidade da matéria-prima utilizada. Os processos de rastreabilidade ajudam a entender o problema e, consequentemente, resolvê-lo para que a recorrência de reclamações sejam mínimas.
Otimização dos processos
Quando se conhece de perto todas as etapas da cadeia produtiva, bem como do caminho que a matéria-prima percorre até se tornar o produto final, é possível identificar os pontos que podem ser otimizados. Com essas melhorias, os processos passam a ser mais eficientes. Em caso de um eventual recall de um determinado produto, a jornada será mais ágil e menos danosa para todos os envolvidos.
Estabelece confiança e proteção
A transparência proporcionada pela rastreabilidade estabelece um laço de confiança com cliente, que está cada vez mais engajado com a questão da procedência do que consome. E se o nível de confiabilidade no mercado aumenta, a marca fica cada vez mais protegida e bem recomendada.
Como funciona a rastreabilidade
Por definição, a rastreabilidade é o conjunto de procedimentos que permitem identificar todas as etapas da cadeia de produção, da matéria-prima ao produto final. Esse acompanhamento é possível graças a um meio de identificação e seus registros. No esqueminha abaixo, você confere um exemplo resumido da aplicação da rastreabilidade na indústria automobilística, veja só:
- De forma automatizada, a máquina monta o motor;
- Nesse processo, o operador programa aperto de parafusos, aplicação de produtos, usinagem, entre outras etapas;
- Para tudo que é feito, há informações técnicas como, por exemplo, “quanto cada parafuso teve de aperto”, “quantidade de cola aplicada” e “ângulo de instalação de peças adjacentes”.
Ah! Se um parafuso for apertado mais ou menos do que deveria, a peça vai apresentar defeito. E é daí que surgem os famosos recalls de carros que tanto aparecem na mídia.
Viu só como esse processo é cheio de dados? Como você pode imaginar, não existe a menor possibilidade de registrar e arquivar todo esse conteúdo na cabeça e menos ainda numa planilha de Excel. É aí que entram em cena os procedimentos de rastreabilidade, adaptados à Indústria 4.0, que são catalogados e registrados em nuvem.
Solutem: rastreabilidade eficiente aí na sua empresa
Se você chegou até aqui, certamente percebeu como a falta de processos de rastreabilidade é integralmente prejudicial.
Para te ajudar a coordenar essa questão tão importante, a empresa mineira Solutem é uma energia nova no mercado orientado a esse tipo de projetos. Incorporando “soluções” até no nome, a empresa é conduzida por profissionais experientes, inovadores e dedicados. Oferecemos um serviço de qualidade e que possibilite o surgimento de parcerias duradouras com os clientes.
A implantação de sistemas de rastreabilidade exige total integração dos processos, desde a sinergia do fabricante da matéria-prima até os membros de toda a cadeia de produção que preparam o produto para chegar ao varejo. Somos tecnicamente preparados para a execução de todas as etapas, desde coleta de informações na automação à criação de bancos de dados eficientes, intuitivos e armazenados em nuvem.
Seja lá qual for o seu setor de atuação na indústria, estamos prontos para ajudar. Não perca mais tempo, venha fazer parte do time Solutem!